NARRATIVAS DE VIDA: UM INSTRUMENTO SEMIÓTICO FAVORÁVEL AO TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO ENSINO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54899Keywords:
narrativas de vida, perspectiva histórico-cultural, instrumento semiótico, educação básica, educação inclusiva.Abstract
As projeções e a legitimidade do uso de narrativas de vida dos sujeitos na ciência e na educação vêm conquistando importante espaço no contexto escolar. Os estudos e as produções acerca dessa temática trazem, em sua essência, o destaque de seus valores como forma de expressão e de produção discursiva com foco nas singularidades, nos sentimentos, nos modos de vida e nos sentidos produzidos pelos sujeitos, a partir de sua experiência de vida em dado contexto histórico-cultural. Nesse viés, o objetivo desta produção é partilhar uma experiência com uso das narrativas de vida no contexto de uma escola de educação básica. Idealizada, desenvolvida e relatada pela orientadora educacional da instituição, a estratégia relatada pela especialista utilizou de produções escritas de alunos como instrumento semiótico com vistas a favorecer o aprimoramento das ações de orientação educacional em prol da educação inclusiva neste contexto.
References
REFERÊNCIAS
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; OZELLA, Sergio. Núcleos de significação como instrumento para apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia, Ciência e Profissão, Brasília, v.26, n. 2, p. 222-245, jun. 2006.
BRUNER, Jerome. Realidade mental, mundos possíveis. Tradução de Marcos A. G. Domingues. Porto Alegre: Artmed, 2002.
FREITAS, Ana Paula de. A narrativa (auto)biográfica como meio/modo de elaboração de conhecimento de alunas de pedagogiano contexto da educação inclusiva. In: BERNARDES, Eliza Mattosinho (Org.). Narrativas e psicologia da educação: pesquisa e formação. São Paulo: Terracota, 2019.
GONCALVES, Naiana Marinho et al. Narrativa e novas formas de cuidado em saúde mental. Caderno Brasileiro de Saúde Mental. Florianópolis, v. 8, n. 20, p. 157-180, 2016 Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-21472016000300010&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 29 abr. 2020.
HANKE, Michael. Narrativas orais: formas e funções. Revista Contracampo, Rio de Janeiro, n. 9, 2003.
MASCIA, M. A. A.; KONTOPODIS, M. Reflexão, educação e mudança da sociedade através de narrativas de alunas jovens de grupos minoritários: um diálogo entre Vigotski e Foucault. Zetetike, v. 18, 11 fev. 2011.
PINO, A. Semiótica e cognição na perspectiva histórico-cultural. Temas em Psicologia. Ribeirão Preto, v. 3, n. 2, p. 31-40,ago. 1995. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1995000200005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 12 abril 2020.
TEIXEIRA, Leny Rodrigues Martins. As narrativas de professores sobre a escola e a mediação de um Grupo de Pesquisa-Formação. Revista Brasileira sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 02, n. 03, p. 121-135, ago./dez. 2010. 121. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br.
VIGOTSKI, Lev. Seminovich. Obras Escogidas I. Madrid: Centro de Publicaciones del M.E.C. y Visor Distribuciones, 1993.
CONNELLY, F. Michael; CLANDININ, D. Jean. Relatos de Experiencia e Investigación Narrativa. In LARROSA, Jorge et. al. Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes, 1995, p. 11-59.
FRAUENDORF, Renata Barroso de Siqueira et al. Mais além de uma história: a narrativa como possibilidade de autoformação. Revista de Educação PUC-Campinas, [S.l.], v. 21, n. 3, p. 351-361, dez. 2016. ISSN 2318-0870. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2908>. Acesso em: 30 set. 2020. doi:https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n3a2908.
VIGOTSKII, Lev. Semenovich; LURIA, Alexander. Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 16 ed. São Paulo: Ícone Editora, 2018.
NACARATO, Adair Mendes (org.). Pesquisa (com)narrativas: a produção de sentidos para experiências discentes e docentes. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. In: Passeggi, Maria da Conceição; Silva, Vivian Batista da (Org.). Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
PASCOAL, M. O ORIENTADOR EDUCACIONAL NO BRASIL: UMA DISCUSSÃO CRÍTICA. Poíesis Pedagógica, v. 3, n. 3 e 4, p. 114-125, 25 out. 2006. Available from < https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10549. accesso em 30 Setembro 2020. https://doi.org/10.5216/rpp.v3i3e4.10549.
PASCOAL, Miriam; HONORATO, Eliane Costa; ALBUQUERQUE, Fabiana Aparecida de. O orientador educacional no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 47, p. 101-120, Junho 2008. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982008000100006&lng=en&nrm=iso>. accesso em 23 Junho 2020. https://doi.org/10.1590/S0102-46982008000100006.
SANTOS, Caio César Portella; SANT’ANA, Izabella Mendes. Educação, medicalização e desenvolvimento humano: uma leitura a partir da teoria histórico-cultural. Crítica Educativa, Sorocaba-SP, v. 2, n. 2, p. 248-264, jul./dez.2016.
Available from <https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/83. accesso em 30 Setembro 2020. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.83.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License