CURRÍCULOS E DESEJOS E CORPOS E... UMA MICROPOLÍTICA ATIVA COM OS COTIDIANOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM TEMPOS FASCISTAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54802Keywords:
Currículos. Corpos. Desejos. Cotidiano escolar. Filosofia da Diferença.Abstract
RESUMO: Essa escrita é um dos desdobramentos teóricos da pesquisa de doutorado que tem pensado (DELEUZE; GUATTARI, 2010) as relações entre corpos, currículos e cotidianos escolares a partir do campo epistemológico da filosofia da diferença e do aporte metodológico das pesquisas com os cotidianos. Em frente às maquinações capitalísticas que arregimentam os corpos a um dado desejo disciplinar, problematiza-se como os currículos praticados com os cotidianos das escolas podem fazer insurgir uma micropolítica ativa (ROLNIK, 2018) em tempos fascistas. Em diálogo com Deleuze e Guattari, Suely Rolnik, Carlos Eduardo Ferraço, Silvio Gallo, entre outros intercessores, pressupomos que essa insurgência dos corpos pode ser inventada a partir de uma arte da resistência.
Palavras-chave: Currículos. Corpos. Desejos. Cotidiano escolar. Filosofia da Diferença.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Bases Legais. Brasília, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2013.
DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. São Paulo: Editora 34, 2011.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. São Paulo: n-1 edições, 2018.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. São Paulo: Editora 34, 2012.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia 1. São Paulo: Editora 34, 2011.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. ...e currículos. In: FERRAÇO, C.E. (orgs.). ...Currículos em redes. Curitiba: CRV. 2016.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
GALLO, Silvio. Acontecimento e resistência: educação menor no cotidiano da escola. In: CAMARGO, Ana Maria Faccioli. de; MARIGUELA, Márcio (orgs.). Cotidiano escolar: emergência e invenção. Piracicaba: Jacintha Editores, 2007.
LAWRENCE, David Herbert. Caos em poesia. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2016.
LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elisabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
OLIVEIRA, Andréia Machado; FONSECA, Tania Mara Galli. Os devires do território-escola: trajetos, agenciamentos e suas paisagens. Educação & Realidade. Rio Grande do Sul, v. 31, n. 2, p. 135- 154, 2006. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/viewFile/6849/4120. Acesso em: 26 jun. 2020
ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo. n-1 edições, 2018.
ROLNIK, Suely. Una conversación com Suely Rolnik (Universidad católica de São Paulo), por Aurora Fernández Polanco/ Antonio Pradel. In: Re: visiones - Revista de arte y pensamento visual contemporáneo da Univesidad Complutense de Madrid (bilíngue espanhol/inglês), 2016. Disponível em: http://www.re-visiones.net/. Acesso em: 26 jun. 2020
YONEZAWA, Fernando.; CARDOSO JÚNIOR, Hélio Rebello. Deleuze e Spinoza e a vigência do corpo-aprendiz: sensibilidade e educação. In: BRITO, Maria dos Remédios de.; GALLO, Silvio. (orgs.). Filosofias da diferença e educação. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License