“ESTUDAR PARA QUÊ?” OU A VIDA QUE INSURGE PELAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.53584Keywords:
alienígena. Rebeldia e insurreição. Fabulação. Função da escola. Aluno-ideal.Abstract
Os modos de pensar a função da escola são fabuladas entre vidas alienígenas, rebeldias e insurreições. Aqui, a força coletiva potencializa e cria rupturas além dos diagramas do poder e dos currículos traçados. Declara-se contra as pedagogias-engenheiras que, por projetarem os futuros, amarram todos os corpos curricularizados ao tempo presente, fabricando as imagens de aluno-ideal. Assim, a escola é apresentada em um paradoxo de educar para o amanhã ao mesmo tempo que limita os futuros compossíveis. Amparada na escrita fabulatória, pensa as rebeldias e insurreições estudantis como o cerne da própria escola. Não há função escolar que não perpasse as vidas de alunas e alunos. Por isso mesmo, a escola é uma luta constante que tenta afirmar a multiplicação da vida.References
ALVIM, Davis Moreira; MAÇÃO, Izabel Rizzi; ROSEIRO, Steferson Zanoni. Ano 2091 – silêncio nas filosofias da educação: por uma cartografia das resistências escolares. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 46, e223171, 2020.
ALVIM, Davis Moreira; RODRIGUES, Alexsandro. Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança. ETD - Educação Temática Digital, v. 19, n. Especial, p. 75-95, 2017.
CENTELHA. Ruptura. São Paulo: n-1 edições, 2019.
COMITÊ INVISÍVEL. Aos nossos amigos: crise e insurreição. Trad. Edições Antipáticas. São Paulo: n-1 edições, 2016.
COMITÊ INVISÍVEL. Motim e destruição agora. Trad. Vinícius Honesko. São Paulo: n-1 edições, 2017.
CONSELHO NOTURNO. Um habitar mais forte que a metrópole. Trad. Edições Qualquer. São Paulo: Glac Edições 2019.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo: cinema 2. Trad. Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2013.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 1. Trad. Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2011a.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia 1. Trad. Luiz B. L. Orlandi. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2011b.
GUATTARI, Felix. Revolução molecular: pulsações políticas do desejo. Trad. Suely Rolnik. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
LAPOUJADE, David. Deleuze, os movimentos aberrantes. Trad. Laymert Garcia dos Santos. São Paulo: n-1 edições, 2015.
NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal. Trad. Carlos Duarte e Anna Duarte. São Paulo: Martin Claret, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License