DEU RUIM NA HASHTAG! BOTS E PANDEMIA DE FAKE NEWS EM TEMPOS DE COVID-19: O CASO #FECHADOCOMBOLSO(L)NARO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.51544Keywords:
fake news, bots, pandemia, democracia, educação.Abstract
O texto analisa o uso da hashtag #FechadoComBolsolnaro, uma das mais disseminadas no twitter em abril de 2020. Em meio a uma crise política no seu mandato presidencial, Jair Bolsonaro vira alvo de memes em função do erro de digitação de seu sobrenome na hashtag, sugerindo o uso de bots (robôs) na tentativa de alavancar sua popularidade. Pesquisar fake news e bots mediante a utilização do método cartográfico convida a uma reflexão sobre o uso indiscriminado das redes para a formação da opinião pública, principalmente em tempos de pandemia, quando a população encontra-se mais vulnerável. Dessa forma, argumentamos que precisamos colocar em prática uma educação implicada no combate às fake news que comprometem a democracia brasileira.
References
ALMEIDA, W.; SANTOS, E. De memes a fake news: desafios de uma pesquisa-formação nta cibercultura. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 25, n. 1, p. 130-147, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://bit.ly/35womZD>. Acesso em: 5 maio 2020.
BENTO, B. Necrobiopoder: quem pode habitar o Estado-nação? Cadernos Pagu, Campinas, n. 53, e185305, 2018. Disponível em: <https://bit.ly/2yB4pVv>. Acesso em: 7 maio 2020.
BUCCI, E. Pós-política e corrosão da verdade. Revista USP, São Paulo, n. 116, p. 19-30, jan./fev./mar. 2018. Disponível em: <https://bit.ly/2R9JEoY>. Acesso em: 19 jan. 2020.
BUTLER, J. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Tradução de Sérgio Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CARVALHO; F.; POCAHY, F. Cartografias ciberculturais da formação docente: experimentações autorais na disciplina de educação estética. Revista Ciências Humanas, Taubaté, v. 13, n. 1, p. 94-102, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3blYJvG>. Acesso em: 10 maio 2020.
COUTO JUNIOR, D.; SANTOS, R.; VELLOSO, L. Rede social e comunicação ubíqua: o que podemos aprender com Black Mirror? Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 19, n. 62, p. 1128-1146, jul./set. 2019. Disponível em: <https://bit.ly/35HXqVs>. Acesso em: 27 nov. 2019.
COUTO JUNIOR, D.; VELLOSO, L.; SANTOS, R. Os movimentos ciberativistas de (re)existência nas redes sociais e suas implicações para a educação. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 60, p. 91-108, jan./mar. 2020. Disponível em: <https://bit.ly/2weX6Bj>. Acesso em: 1 mar. 2020.
COUTO JUNIOR, D.; POCAHY, F.; CARVALHO, F. Ensinar-aprender com os memes: quando as estratégias de subversão e resistência viralizam na internet. Periferia, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 17-38, maio/ago. 2019. Disponível em: <https://bit.ly/2EsoMEd>. Acesso em: 22 maio 2019.
COUTO JUNIOR, D. et al. Do face a face às dinâmicas comunicacionais em/na rede: a conversa online como procedimento metodológico da pesquisa em educação. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 25, n. 1, p. 82-98, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://bit.ly/35womZD>. Acesso em: 5 maio 2020.
COUTO JUNIOR, D. et al. Jovens em estado de alerta no Facebook: diálogos tecidos em/na rede como estratégia de (re-)existência à regulação das vidas precarizadas. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 14, n. 3, p. 1210-1229, set./dez. 2019. Disponível em: <https://bit.ly/2oqpqfW>. Acesso em: 2 out. 2019.
COUTO, E.; COUTO, E.; CRUZ, I. #Fiqueemcasa: educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas – Educação, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 200-217, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/35ZS4X8>. Acesso: 15 maio 2020.
GARRIDO, R.; GARRIDO, F. COVID-19: um panorama com ênfase em medidas restritivas de contato interpessoal. Interfaces Científicas – Saúde e Ambiente, Aracaju, v. 8, n. 2, p. 127-141, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3cudw8I>. Acesso em: 20 abr. 2020.
GENESINI, S. A pós-verdade é uma notícia falsa. Revista USP, n. 116, p. 45-58, 2018.
KALIL, I.; SANTINI, R. Coronavírus, Pandemia, Infodemia e Política. Relatório de pesquisa. São Paulo / Rio de Janeiro: FESPSP / UFRJ, 2020, 21p. Disponível em: <https://is.gd/hP6JZV>. Acesso em: 17 maio 2020.
KASTRUP, V. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015, p. 32-51.
LEMOS, A. Os sentidos da tecnologia: cibercultura e ciberdemocracia. In: LEMOS, A.; LÉVY, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010, p. 21-31.
MBEMBE, A. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Tradução de Renata Santini. São Paulo: n-1 Edições, 2018.
MICHALSKI, R.; PAULA, L. Os bots de disseminação de informação na conjuntura das campanhas presidenciais de 2018 no Brasil. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Minas Gerais, v. 9, n. 1, p. 1-16, jul. 2019. Disponível em: <https://is.gd/ehQnJ3>. Acesso em: 5 jun. 2020.
NOLASCO-SILVA, L. “Os olhos tristes da fita rodando no gravador”: as tecnologias educacionais como artesanias docentesdiscentes. 2018. 205f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
NOLASCO-SILVA, L.; SOARES, M.; BIANCO, V. Os memes e o golpe. Periferia, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 111-130, maio/ago. 2019. Disponível em: <https://bit.ly/2kW2Pqq>. Acesso em: 20 set. 2019.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração universal dos direitos humanos, 1948. Disponível em: <https://is.gd/90BZBd> Acesso em: 31 maio 2020.
POCAHY, F.; SILVA, A.; DOURADO, E. A cartografia como pesquisa-in(ter)venção do/no presente: modos de/para pensar-fazer a formação docente. Revista Ciências Humanas, Taubaté, v. 13, n. 1, p. 5-10, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3fqLU6O>. Acesso em: 6 maio 2020.
POZZANA, L.; KASTRUP, V. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015, p. 52-75.
PRADO FILHO, K.; TETI, M. A cartografia como método para as ciências humanas e sociais. Barbarói, Santa Cruz, n. 38, p. 45-59, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://bit.ly/2QtXyVC>. Acesso em: 13 dez. 2018.
SANTAELLA, L. A crítica das mídias na entrada do século 21. In: PRADO, J. (Org.). Crítica das práticas midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hacker, 2002, p. 44-56.
SANTAELLA, L. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? Barueri: Estação das Letras e Cores, 2019.
SANTOS, E.; WEBER, A. Educação e cibercultura: aprendizagem ubíqua no currículo da disciplina didática. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 13, n. 38, p. 285-302, jan./abr. 2013. Disponível em: <https://bit.ly/2MQrvZt>. Acesso em: 20 set. 2018.
SANTOS, E.; COLACIQUE, R.; CARVALHO, F. A autoria visual na internet: o que dizem os memes? Quaestio, Sorocaba, v. 18, n. 1, p. 135-157, maio 2016. Disponível em: <https://bit.ly/2MGandy>. Acesso em: 14 abr. 2019.
SILVEIRA, S. Concentração, modulação e desinformação nas redes. In: AZEVEDO, J.; POCHMANN, M. (Orgs.). Brasil: incertezas e submissão? São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2019, p. 27-44.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License