Dos parques infantis à educação infantil à brasileira: o que a semana de 22 tem a ver com isso? Culturas infantis, pedagogias descolonizadoras e políticas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.65769

Palavras-chave:

Parques Infantis paulistanos, Mário de Andrade, Pedagogia Macunaímica, Educação Infantil, Pedagogia e Política Pública

Resumo

A presente entrevista Dos Parques Infantis à Educação Infantil à brasileira:  o que a Semana de 22 tem a ver com isso? (culturas infantis, pedagogias descolonizadoras e políticas públicas), realizada em meados de dezembro de 2021, com a Professora Dra. Ana Lúcia Goulart de Faria, compõe o dossiê Por uma Pedagogia Macunaímica: Infâncias, Estudos Decoloniais e Resistências Plurais na Contemporaneidade, contribuindo nas conexões de eventos e episódios ligados ao movimento modernista que ainda ressoam nas nossas invenções e transgressões no campo da educação, da cultura e da política. Destacando o Manifesto Antropofágico de 1929 e a publicação do Macunaíma de 1928, ao Parque infantil de 1935, realizações posteriores à Semana de 22, mas que fortemente contribuíram para a Educação Infantil à brasileira

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Publicado

16-02-2022

Como Citar

FARIA, Ana Lúcia Goulart de; SILVA, Adriana Alves da. Dos parques infantis à educação infantil à brasileira: o que a semana de 22 tem a ver com isso? Culturas infantis, pedagogias descolonizadoras e políticas públicas. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 223–243, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.65769. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/65769. Acesso em: 30 abr. 2024.