ANATOMOPOESIA – UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE INTEGRAÇÃO DOS SABERES
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.46727Keywords:
Metodologia Angel Vianna, Educação pelo Movimento, Anatomia Humana, AnatomoPoesiaAbstract
O artigo é relato da experiência da pesquisa – AnatomoPoesia - sediada na Faculdade Angel Vianna/RJ, desde 2017, dentro da disciplina Anatomia Aplicada à Dança, lecionada pela autora. O objetivo geral deste artigo é apresentar a pesquisa AnatomoPoesia. Os objetivos específicos: contextualizar a fonte inspiradora da pesquisa – a Mestre Angel Vianna e sua metodologia; conceituar o que é AnatomoPoesia; refletir junto aos marcos teóricos sobre os conceitos que alicerçam a pesquisa.
References
BOTELHO, Isaura et al. Entrevista com Angel Vianna. Revista Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo, p.270-279, 2016.
CAMPBELL, Linda et al. Ensino e aprendizagem por meio das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2000.
GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: A teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1994.
IMBASSAÍ, Maria Helena. Sensibilidade no cotidiano – Conscientização corporal. Rio de Janeiro: UAPÊ, 1996.
LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: Conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Atheneu, 2010.
MANCUSO, Stefano. Revolução das Plantas. São Paulo: Ubu Editora, 2019.
MATURANA, Humberto e VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento. Campinas: Workshpsy, 2001.
MELE, Claúdia. A produção de estados de presença através da Metodologia Angel Vianna. Psicologia USU – Saberes e Questões. Vol.1, nº1, p.o1-21. Rio de janeiro, 2019.
MORIN, Edgar. A religação dos saberes: O desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 2002.
SALDANHA, Suzana. Angel Vianna: Sistema, método ou técnica? Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009.
SALDANHA, Suzana. Angel Vianna: Sistema, método ou técnica? MAMBERTI, Sérgio. Angel Vianna: Sistema, método ou técnica? P.15. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009.
SALDANHA, Suzana. Angel Vianna: Sistema, método ou técnica? VIEIRA, Jorge. O método Angel Vianna é a ontologia sistêmica. P.33-35. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009.
STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos Cedes, ano XXI, nº53, p.69-83,abril 2001.
TEIXEIRA, Leticia. Inscrito em meu corpo: Uma abordagem reflexiva do trabalho corporal proposto por Angel Vianna. UNI-RIO. Programa de pós-graduação. Mestrado e doutorado em teatro. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro, 2008.
VIANNA, Klauss. A DANÇA. São Paulo: Summus, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License