ANATOMOPOESIA – UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE INTEGRAÇÃO DOS SABERES
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.46727Palabras clave:
Metodologia Angel Vianna, Educação pelo Movimento, Anatomia Humana, AnatomoPoesiaResumen
O artigo é relato da experiência da pesquisa – AnatomoPoesia - sediada na Faculdade Angel Vianna/RJ, desde 2017, dentro da disciplina Anatomia Aplicada à Dança, lecionada pela autora. O objetivo geral deste artigo é apresentar a pesquisa AnatomoPoesia. Os objetivos específicos: contextualizar a fonte inspiradora da pesquisa – a Mestre Angel Vianna e sua metodologia; conceituar o que é AnatomoPoesia; refletir junto aos marcos teóricos sobre os conceitos que alicerçam a pesquisa.
Citas
BOTELHO, Isaura et al. Entrevista com Angel Vianna. Revista Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo, p.270-279, 2016.
CAMPBELL, Linda et al. Ensino e aprendizagem por meio das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2000.
GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: A teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1994.
IMBASSAÍ, Maria Helena. Sensibilidade no cotidiano – Conscientização corporal. Rio de Janeiro: UAPÊ, 1996.
LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: Conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Atheneu, 2010.
MANCUSO, Stefano. Revolução das Plantas. São Paulo: Ubu Editora, 2019.
MATURANA, Humberto e VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento. Campinas: Workshpsy, 2001.
MELE, Claúdia. A produção de estados de presença através da Metodologia Angel Vianna. Psicologia USU – Saberes e Questões. Vol.1, nº1, p.o1-21. Rio de janeiro, 2019.
MORIN, Edgar. A religação dos saberes: O desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 2002.
SALDANHA, Suzana. Angel Vianna: Sistema, método ou técnica? Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009.
SALDANHA, Suzana. Angel Vianna: Sistema, método ou técnica? MAMBERTI, Sérgio. Angel Vianna: Sistema, método ou técnica? P.15. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009.
SALDANHA, Suzana. Angel Vianna: Sistema, método ou técnica? VIEIRA, Jorge. O método Angel Vianna é a ontologia sistêmica. P.33-35. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009.
STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos Cedes, ano XXI, nº53, p.69-83,abril 2001.
TEIXEIRA, Leticia. Inscrito em meu corpo: Uma abordagem reflexiva do trabalho corporal proposto por Angel Vianna. UNI-RIO. Programa de pós-graduação. Mestrado e doutorado em teatro. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro, 2008.
VIANNA, Klauss. A DANÇA. São Paulo: Summus, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional