(PER)FORMAÇÕES DE UM DESENHO INCORPORADO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.45833Keywords:
Experiência, Corpo, Movimento, Arte, Educação.Abstract
O presente relato de experiência se faz como um compartilhamento reflexivo das práticas artístico-pedagógicas realizadas no projeto O Corpo nas Artes Visuais, no Colégio de Aplicação da UFRJ. A partir de proposições onde o corpo é requisitado para a produção de imagem, investiga-se os tensionamentos oriundos do processo de desnaturalização das posturas corporais pré-estabelecidas para o ato de desenhar e também para as aulas de Artes Visuais em espaços formais de ensino. Desse modo, procura-se compreender o corpo como matéria sensível, caminho para o gesto no desenho e como lugar privilegiado de experimentação.
References
HOOKS, Bell. Eros, Erotismo e Processos Pedagógicos. In: LOURO, Guacira Lopes (org). O corpo educado - Pedagogias da sexualidade. São Paulo: Autêntica, 2018. p. 145-156
HOOKS, Bell. A construção de uma comunidade pedagógica. In: Ensinando a transgredir - A educação como prática da liberdade.São Paulo: Martins Fontes, 2019. p. 173-222
HORTA, Eugênio Paccelli da Silva. Desenho inscrito no corpo. Tese (Doutorado). Escola de Belas Artes. Universidade Federal de Minas Gerais. Minas Gerais, 2010.
MERLAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo. Martins Fontes, 1999.
NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty. Estudos de Psicologia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008. p. 141-148.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License