SABEDORIA E INTELECTO NA FORMAÇÃO DO MESTRE EM A UNIDADE DO INTELECTO CONTRA OS AVERROÍSTAS, DE TOMÁS DE AQUINO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92579Resumo
Neste artigo, faremos um estudo sobre o conceito de intelecto na obra de Tomás de Aquino, teólogo dominicano do século XIII, e sua importância para a formação do mestre sábio. Nosso objetivo é analisar A Unidade do Intelecto Contra os Averroístas para compreender o modo como o autor entende a faculdade intelectiva do homem. Consideraremos os escritos do mestre de Aquino à luz das transformações pelas quais a Cristandade ocidental estava passando no século XIII, com destaque para os debates em torno do averroísmo. Com uma obra escrita por um universitário para universitários, Tomás de Aquino esperava que os mestres e estudantes perseguissem a sabedoria, com a finalidade de se tornarem educadores sábios para encarar, no ambiente universitário, embates que a sociedade do século XIII precisava travar. O método empregado para o desenvolvimento de nossas reflexões é o da História Social, fundamentado principalmente em Marc Bloch, Lucien Febvre, Fernand Braudel e Claudinei Mendes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Henrique Santin, Terezinha Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional 




















