SABEDORIA E INTELECTO NA FORMAÇÃO DO MESTRE EM A UNIDADE DO INTELECTO CONTRA OS AVERROÍSTAS, DE TOMÁS DE AQUINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.92579

Resumo

Neste artigo, faremos um estudo sobre o conceito de intelecto na obra de Tomás de Aquino, teólogo dominicano do século XIII, e sua importância para a formação do mestre sábio. Nosso objetivo é analisar A Unidade do Intelecto Contra os Averroístas para compreender o modo como o autor entende a faculdade intelectiva do homem. Consideraremos os escritos do mestre de Aquino à luz das transformações pelas quais a Cristandade ocidental estava passando no século XIII, com destaque para os debates em torno do averroísmo. Com uma obra escrita por um universitário para universitários, Tomás de Aquino esperava que os mestres e estudantes perseguissem a sabedoria, com a finalidade de se tornarem educadores sábios para encarar, no ambiente universitário, embates que a sociedade do século XIII precisava travar. O método empregado para o desenvolvimento de nossas reflexões é o da História Social, fundamentado principalmente em Marc Bloch, Lucien Febvre, Fernand Braudel e Claudinei Mendes.

Biografia do Autor

Rafael Henrique Santin, Instituto Federal do Paraná

Graduado em Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) - Campus Campo Largo. Pesquisador e vice líder do Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade (GTSEAM - CNPq/UEM), Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar Clássicos na Educação: Antiguidade e Medievalidade (NICE-UEM), Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino na Medievalidade, Modernidade e Contemporaneidade (GPEMC-UNESPAR) e Pesquisador e vice líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação para Ciências e Matemática (GCiMat-IFPR). Editor da Revista Notandum (USP/UEM). Membro da equipe técnica da Revista Imagens da Educação (UEM). Realiza estudos e pesquisas nos campos da História da Educação Medieval e Filosofia da Educação Medieval com ênfase nos seguintes temas: educação e formação do mestre nas obras de Tomás de Aquino; o debate acerca do intelecto na Universidade Medieval e suas implicações educacionais; educação e civilização na Cristandade Medieval.

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em 2004, estágio de Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP. É Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá junto ao Departamento de Fundamentos da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Diretora da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) de 2014-2018. É Editora Científica da Revista Acta Scientiarum Education, Imagens da Educação, Editora Ad Hoc da Revista Notandum e Editora de Seção da Revista Brasileira de Educação desde março de 2022. Coordenadora Geral da Universidade Aberta da Terceira Idade de 2021 a 2025. É Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar Clássicos da Educação - UEM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, especialmente em História da Educação e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, transformação social, história da educação na Idade Média, escolástica, filosofia da educação na Idade Média, Intelectuais e Instituições Educacionais na Idade Média e formação de professores. É filiada a ANPUH, ANPED, SBHE, SBHR e a ABREM e a Rede Latina Americana de Filosofia Medieval. Lider do Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação nas épocas Antiga e Medieval (GTSEAM) e do Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar Clássicos na Educação. Participa do Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO), do Grupo de Pesquisa Mnemosyne. Laboratório de História Antiga e Medieva, do Instituto Jean Lauand. É investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura junto a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Centro de Esutdios Clásicos y Medievales - Gonzalo Soto Posada (CESCLAM). É executora do Convênio Internacional entre a Universidade Estadual de Maringá e a Universidade Católica Argentina e do Convênio Internacional entre a Universidade Estadual de Maringá e a Universidade de Évora - PT.ORCID ID: orcid.org/0000-0001-5349-1059RESEARCHGATE: https://www.researchgate.net/profile/Terezinha-Oliveira-4. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq 1C.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Como Citar

SANTIN, Rafael Henrique; OLIVEIRA, Terezinha. SABEDORIA E INTELECTO NA FORMAÇÃO DO MESTRE EM A UNIDADE DO INTELECTO CONTRA OS AVERROÍSTAS, DE TOMÁS DE AQUINO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. Número Especial, p. 185–204, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.92579. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/92579. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

10 anos da Revista Interinstitucional Artes de Educar: Artes de Educar, Gestão Editorial e Interinstitucionalidade na Editoria de Revistas na Educação