(PER)FORMAÇÕES DE UM DESENHO INCORPORADO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.45833Palabras clave:
Experiência, Corpo, Movimento, Arte, Educação.Resumen
O presente relato de experiência se faz como um compartilhamento reflexivo das práticas artístico-pedagógicas realizadas no projeto O Corpo nas Artes Visuais, no Colégio de Aplicação da UFRJ. A partir de proposições onde o corpo é requisitado para a produção de imagem, investiga-se os tensionamentos oriundos do processo de desnaturalização das posturas corporais pré-estabelecidas para o ato de desenhar e também para as aulas de Artes Visuais em espaços formais de ensino. Desse modo, procura-se compreender o corpo como matéria sensível, caminho para o gesto no desenho e como lugar privilegiado de experimentação.
Citas
HOOKS, Bell. Eros, Erotismo e Processos Pedagógicos. In: LOURO, Guacira Lopes (org). O corpo educado - Pedagogias da sexualidade. São Paulo: Autêntica, 2018. p. 145-156
HOOKS, Bell. A construção de uma comunidade pedagógica. In: Ensinando a transgredir - A educação como prática da liberdade.São Paulo: Martins Fontes, 2019. p. 173-222
HORTA, Eugênio Paccelli da Silva. Desenho inscrito no corpo. Tese (Doutorado). Escola de Belas Artes. Universidade Federal de Minas Gerais. Minas Gerais, 2010.
MERLAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo. Martins Fontes, 1999.
NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty. Estudos de Psicologia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008. p. 141-148.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional