POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA EM UM CONTEXTO NEOLIBERAL

UMA RELAÇÃO POSSÍVEL ENTRE LITERATURA E A LEI 10.639/03

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.82456

Resumo

O presente artigo busca debater sobre os limites e possibilidades da Lei 10.639/03 nas escolas brasileiras, diante de um cenário de desmontes e de desqualificação das instituições públicas de ensino a partir da lógica neoliberal, e como as obras de narrativas literárias de autores e autoras negras podem auxiliar no debate e na reflexão da questão étnico-racial em sala de aula e em toda a comunidade escolar. Para tal, foi feita uma revisão bibliográfica que nos permitiu analisar como o neoliberalismo se estrutura na sociedade e influencia as relações sociais, bem como textos que se debruçam sobre a Lei 10.639/03 e sobre o uso de literaturas para a sua aplicabilidade. Como referenciais teóricos bases, usamos Antônio Cândido (2011), Edward Said (2011) e Spivak (2010), para argumentar sobre a potencialidade da Literatura. O texto de Pierre Dardot e Christian Laval (2016), foi utilizado como base para pensarmos o neoliberalismo e a sua influência na educação. A partir da análise bibliográfica, portanto, foi possível perceber como a literatura pode servir como um valioso instrumento crítico-reflexivo, buscando uma educação antirracista.

Palavras-chave: Lei 10.639/03; Literatura; Educação; Antirracista; Neoliberalismo.

Biografia do Autor

Brenda Cristina da Silva e Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestranda bolsista no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e
Demandas Populares (PPGEDUC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Fabrícia Vellasquez, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Letras Português/Literaturas pela UERJ e graduação (bacharelado) em Serviço Social pela UFF. É Mestre em Educação pela UFRJ e em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV/RJ. Doutora em Educação pela UFRRJ, no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC).

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Publicado

24-10-2025

Como Citar

DA SILVA E SILVA, Brenda Cristina; VELLASQUEZ PAIVA, Fabrícia. POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA EM UM CONTEXTO NEOLIBERAL: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL ENTRE LITERATURA E A LEI 10.639/03. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. Número Especial, p. 291–307, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.82456. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/82456. Acesso em: 5 nov. 2025.