VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E SUAS RAMIFICAÇÕES NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.82441Resumo
Este artigo aborda a temática da Violência Simbólica na Educação contemporânea, com o objetivo de investigar e compreender as implicações desse fenômeno na formação de indivíduos e na construção do conhecimento. Utilizando como referencial teórico as contribuições de Pierre Bourdieu, a análise se concentra na natureza invisível e penetrante da violência simbólica, que se manifesta por meio de gestos, palavras e estruturas que reforçam desigualdades e hierarquias no ambiente educacional. O estudo empregou uma metodologia de revisão bibliográfica sistemática, explorando trabalhos acadêmicos e artigos que abordam a violência simbólica. Os resultados destacam a necessidade de desvendar as complexidades subjacentes que moldam a educação contemporânea, bem como a importância de adotar estratégias proativas para mitigar os efeitos da violência simbólica, promovendo um ambiente educativo inclusivo, equitativo e livre de preconceitos. A compreensão e o enfrentamento da violência simbólica são fundamentais para garantir uma educação que estimule a igualdade, a liberdade acadêmica e o pleno desenvolvimento dos indivíduos.
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Copyright (c) 2024 Eduardo Henrique de Souza Machado

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