VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E SUAS RAMIFICAÇÕES NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.82441

Resumo

Este artigo aborda a temática da Violência Simbólica na Educação contemporânea, com o objetivo de investigar e compreender as implicações desse fenômeno na formação de indivíduos e na construção do conhecimento. Utilizando como referencial teórico as contribuições de Pierre Bourdieu, a análise se concentra na natureza invisível e penetrante da violência simbólica, que se manifesta por meio de gestos, palavras e estruturas que reforçam desigualdades e hierarquias no ambiente educacional. O estudo empregou uma metodologia de revisão bibliográfica sistemática, explorando trabalhos acadêmicos e artigos que abordam a violência simbólica. Os resultados destacam a necessidade de desvendar as complexidades subjacentes que moldam a educação contemporânea, bem como a importância de adotar estratégias proativas para mitigar os efeitos da violência simbólica, promovendo um ambiente educativo inclusivo, equitativo e livre de preconceitos. A compreensão e o enfrentamento da violência simbólica são fundamentais para garantir uma educação que estimule a igualdade, a liberdade acadêmica e o pleno desenvolvimento dos indivíduos.

Biografia do Autor

Eduardo Henrique de Souza Machado, SEDU-ES

Eduardo Henrique de Souza Machado. Mestre em Educação, Licenciado em Informática. Professor de Educação Profissional e Tecnológica, Professor Atendimento Educacional Especializado, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/9445900995129545. E-mail: eduardo.ifes@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0696-2561. Vitoria – Espírito Santo. Brasil.

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Publicado

30-09-2024

Como Citar

HENRIQUE DE SOUZA MACHADO, Eduardo. VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E SUAS RAMIFICAÇÕES NA EDUCAÇÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 648–662, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.82441. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/82441. Acesso em: 24 mar. 2025.