COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COMO INSTRUMENTO EXTERNO DE COMPENSAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.32774Palavras-chave:
Deficiência múltipla, comunicação alternativa, processos de ensino e aprendizagemResumo
O texto reflete sobre o uso da comunicação alternativa (CA) como ferramenta para possibilitar os processos de aprendizagem e desenvolvimento de alunos com múltiplas deficiências não usuários da linguagem oral. Empregamos os referenciais da pesquisa qualitativa utilizando como procedimentos de coleta de dados observações com registro em diário de campo, entrevistas semiestruturadas e abertas, assim como filmagens das práticas docentes. A pesquisa foi realizada com duas professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de uma escola pública da Baixada Fluminense e quatro alunos com múltiplas deficiências por elas atendidos. Com base na perspectiva histórico-cultural nossos resultados, entre outras questões, evidenciaram possibilidades de aprendizagem desses sujeitos; a importância da utilização de recursos de CA, os quais em função das especificidades dos sujeitos com múltiplas deficiências acabavam funcionando como instrumentos de compensação em benefício do processo de ensino e aprendizagem destes alunos.Referências
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