COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COMO INSTRUMENTO EXTERNO DE COMPENSAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS

Autores

  • Maira Gomes de Souza da Rocha OBEE/UFRRJ
  • Márcia Denise Pletsch UFRRJ/IM

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.32774

Palavras-chave:

Deficiência múltipla, comunicação alternativa, processos de ensino e aprendizagem

Resumo

O texto reflete sobre o uso da comunicação alternativa (CA) como ferramenta para possibilitar os processos de aprendizagem e desenvolvimento de alunos com múltiplas deficiências não usuários da linguagem oral. Empregamos os referenciais da pesquisa qualitativa utilizando como procedimentos de coleta de dados observações com registro em diário de campo, entrevistas semiestruturadas e abertas, assim como filmagens das práticas docentes. A pesquisa foi realizada com duas professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de uma escola pública da Baixada Fluminense e quatro alunos com múltiplas deficiências por elas atendidos. Com base na perspectiva histórico-cultural nossos resultados, entre outras questões, evidenciaram possibilidades de aprendizagem desses sujeitos; a importância da utilização de recursos de CA, os quais em função das especificidades dos sujeitos com múltiplas deficiências acabavam funcionando como instrumentos de compensação em benefício do processo de ensino e aprendizagem destes alunos.

Biografia do Autor

Maira Gomes de Souza da Rocha, OBEE/UFRRJ

Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). Rio de Janeiro. Professora e Orientadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias/RJ.

Márcia Denise Pletsch, UFRRJ/IM

Professora Associada do Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Jovem Cientista da Faperj e Pesquisadora do CNPq.

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Publicado

16-03-2018

Como Citar

ROCHA, Maira Gomes de Souza da; PLETSCH, Márcia Denise. COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COMO INSTRUMENTO EXTERNO DE COMPENSAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 174–185, 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.32774. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/32774. Acesso em: 13 dez. 2024.