A influência das práticas pedagógicas no desenvolvimento da oralidade das crianças
o que nos revela a literatura acadêmica?
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.85477Palavras-chave:
oralidade, práticas pedagógicas, educação das infâncias, levantamento bibliográficoResumo
Realizou-se a pesquisa por meio de levantamento bibliográfico, cuja temática centralizou a influência de diferentes práticas pedagógicas para o desenvolvimento da oralidade na Educação das Infâncias. Nesse sentido, a problemática do estudo está centrada no desenvolvimento da oralidade de crianças, especificamente naquilo que professores/as da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental têm proporcionado às crianças dessas etapas de escolarização. Com isso, argumenta-se acerca das diferentes possibilidades pedagógicas, visando a sua eficácia no intuito de proporcionar o desenvolvimento da linguagem oral das crianças. Para tanto, utilizamos como base de dados os trabalhos apresentados em reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), especificamente nos GT 07 (Educação de crianças de 0 a 6 anos) e GT 10 (Alfabetização, leitura e escrita), sendo mapeados dez trabalhos desenvolvidos entre 2000 e 2021. Tais trabalhos possuem relação com a temática da pesquisa e são sustentados por um referencial teórico amparado por autores da área da Educação. O estudo, inspirado em elementos da análise de conteúdo, evidenciou uma lacuna em termos heurísticos e formativos, pois aponta para uma pequena quantidade de trabalhos sobre a temática elegida. Ainda assim, vislumbra-se um panorama de diferentes práticas pedagógicas que objetivam o desenvolvimento oral, como as rodas de conversa, a contação de história, as leituras literárias e a utilização de livros didáticos.
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