Percepções de educadoras da educação infantil no retorno às atividades presenciais pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.85334Palavras-chave:
educação infantil, educadoras, percepções educacionais, pandemia, atividades presenciaisResumo
Ao final da pandemia de COVID-19 a retomada às atividades presenciais foi extremamente desafiadora para os educadores. Este estudo visou compreender as percepções das educadoras no retorno das atividades presenciais em um centro de educação infantil. Três educadoras participaram, utilizando uma sonda cultural para resgatar registros e relatar suas percepções. Por meio da análise textual discursiva, compreendeu-se os desafios emocionais e práticos, incluindo adaptações nas salas para a segurança das crianças. A exploração de espaços ao ar livre tornou-se fundamental e a construção de vínculos foi desafiadora devido à baixa presença e à rotatividade de professores. O retorno exigiu maior competência profissional e responsabilidade socioafetiva, destacando a adaptação, empatia e apoio emocional, além da importância dos espaços externos e dos vínculos sólidos para o desenvolvimento infantil. As educadoras enfatizaram a necessidade de um planejamento cuidadoso para criar um ambiente seguro e acolhedor. Em conclusão, as educadoras compartilharam suas experiências pessoais, destacando sentimentos de medo, ansiedade e uma sensação de responsabilidade ampliada.
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