Literatura e ensino de história:
estratégias para decolonizar a aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.85239Palavras-chave:
ensino de história, literatura, colonialidade, decolonialidade, consciência históricaResumo
O artigo aborda o tema “História e literatura: decolonizando o ensino de história”. Seu objetivo é verificar se, e em que medida, a literatura pode contribuir para decolonizar o ensino de história. Trata-se de pesquisa qualitativa. O método adotado é a revisão integrativa (Souza; Silva; Carvalho, 2010). Foram selecionados 18 estudos, os quais foram analisados em conformidade com a análise temática (Bardin, 2016). O aporte teórico se assentou na teoria decolonial, com ênfase em Mignolo (2003; 2005; 2017), e em leituras que dialogaram com o propósito de decolonizar o ensino de história, destacando-se Monteiro (2017), Monteiro e Piubel (2020), Pesavento (2003), Gomes (2012) e Candido (2011). O corpus analisado revelou otimismo quanto à aproximação da literatura com o ensino de história, permitindo concluir que essa aproximação tem potencial positivo para a construção do conhecimento histórico. No entanto, foi identificada a ausência de pesquisas empíricas na maior parte dos trabalhos, assim como a carência de discussões sobre a formação e ampliação da consciência histórica dos educandos. Tais lacunas demandam investigações com o intuito de verificar os limites e/ou as possibilidades de expansão da aprendizagem no ensino de história com o recurso da literatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
