Literatura e ensino de história:

estratégias para decolonizar a aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.85239

Palavras-chave:

ensino de história, literatura, colonialidade, decolonialidade, consciência histórica

Resumo

O artigo aborda o tema “História e literatura: decolonizando o ensino de história”. Seu objetivo é verificar se, e em que medida, a literatura pode contribuir para decolonizar o ensino de história. Trata-se de pesquisa qualitativa. O método adotado é a revisão integrativa (Souza; Silva; Carvalho, 2010). Foram selecionados 18 estudos, os quais foram analisados em conformidade com a análise temática (Bardin, 2016). O aporte teórico se assentou na teoria decolonial, com ênfase em Mignolo (2003; 2005; 2017), e em leituras que dialogaram com o propósito de decolonizar o ensino de história, destacando-se Monteiro (2017), Monteiro e Piubel (2020), Pesavento (2003), Gomes (2012) e Candido (2011). O corpus analisado revelou otimismo quanto à aproximação da literatura com o ensino de história, permitindo concluir que essa aproximação tem potencial positivo para a construção do conhecimento histórico. No entanto, foi identificada a ausência de pesquisas empíricas na maior parte dos trabalhos, assim como a carência de discussões sobre a formação e ampliação da consciência histórica dos educandos. Tais lacunas demandam investigações com o intuito de verificar os limites e/ou as possibilidades de expansão da aprendizagem no ensino de história com o recurso da literatura.

Biografia do Autor

Eduardo dos Santos Henrique, Universidade do Sul de Santa Catarina

Maîtrise en éducation de l'Université du Sud de Santa Catarina (2024). Doctorant en éducation dans la même institution. Enseignant au ministère de l'Éducation de l'État de Santa Catarina. Membre du groupe de recherche Éducation, Enfance et Culture.

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Publicado

07-11-2025

Como Citar

APARECIDA SERAFIM RODRIGUES, Aracilba; DOMINGUES, Chirley; HENRIQUE, Eduardo dos Santos. Literatura e ensino de história:: estratégias para decolonizar a aprendizagem. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 83, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.85239. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/85239. Acesso em: 30 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua