Autoavaliação e escrita de si:
experiências educacionais que nos constituem
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.85109Palavras-chave:
autoavaliação, escrita, formação de professoresResumo
O texto discute a autoavaliação em conjunto com a escrita de si, cujo objetivo é favorecer práticas avaliativas que permitam a problematização, o devir e a produção de sentidos para o que se experimenta durante a formação de professores. Inicia com breve discussão sobre a escrita, analisa a relação mecânica com o escrever, resultante da cultura escolar e aponta o consequente desdobramento dessa escrita na academia em textos áridos e sem vida. Por outro lado, sinaliza as conexões possíveis entre a escrita, a experiência e o pensamento. Em seguida, problematiza a articulação entre a autoavaliação e a escrita de si, recusando a lógica da avaliação como verificação do conhecimento adquirido, dando passagem para os estranhamentos e as transformações experimentados durante a formação. Por fim, o texto não se limita às críticas, mas tece considerações a fim de construir espaços de liberdade na formação de professores com vistas a proporcionar outros modos de constituir-se professor.
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