Autoavaliação e escrita de si:

experiências educacionais que nos constituem

Autores

  • Saléh Amado

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.85109

Palavras-chave:

autoavaliação, escrita, formação de professores

Resumo

O texto discute a autoavaliação em conjunto com a escrita de si, cujo objetivo é favorecer práticas avaliativas que permitam a problematização, o devir e a produção de sentidos para o que se experimenta durante a formação de professores. Inicia com breve discussão sobre a escrita, analisa a relação mecânica com o escrever, resultante da cultura escolar e aponta o consequente desdobramento dessa escrita na academia em textos áridos e sem vida. Por outro lado, sinaliza as conexões possíveis entre a escrita, a experiência e o pensamento. Em seguida, problematiza a articulação entre a autoavaliação e a escrita de si, recusando a lógica da avaliação como verificação do conhecimento adquirido, dando passagem para os estranhamentos e as transformações experimentados durante a formação. Por fim, o texto não se limita às críticas, mas tece considerações a fim de construir espaços de liberdade na formação de professores com vistas a proporcionar outros modos de constituir-se professor.

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Publicado

07-11-2025

Como Citar

AMADO, Saléh. Autoavaliação e escrita de si:: experiências educacionais que nos constituem. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 83, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.85109. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/85109. Acesso em: 10 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua