Educação infantil e pedagogia de projetos:
uma arte pedagógica em exercício
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.85026Palavras-chave:
arte pedagógica, educação infantil, pedagogia de projetos, Michel FoucaultResumo
O artigo problematiza os saberes que vêm sendo mobilizados pela revista Pátio Educação Infantil e que auxiliam o professorado no desenvolvimento de sua ação docente com crianças de 4 e 5 anos. O conteúdo analisado contempla relatos de práticas apresentados por professoras de crianças pequenas que ilustram possibilidades de fazer docente para essa faixa etária. A análise segue a prática de problematização a partir dos estudos do filósofo Michel Foucault, colocando sob suspeita algumas verdades educacionais ao questionar as formas como vimos procedendo na educação escolarizada. Discute-se a perspectiva teórica que fundamenta a prática dos projetos relatados na revista, buscando-se mapear como se delimita o perfil do(a) professor(a) na atualidade. São tecidas algumas problematizações sobre a Pedagogia de Projetos, entendendo-a como uma prática da arte pedagógica contemporânea, que, ao mesmo tempo em que toma a criança como centro do processo educativo, aciona saberes pedagógicos que subjetivam e produzem um certo modo de educar crianças pequenas
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