Educação infantil e pedagogia de projetos:

uma arte pedagógica em exercício

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.85026

Palavras-chave:

arte pedagógica, educação infantil, pedagogia de projetos, Michel Foucault

Resumo

O artigo problematiza os saberes que vêm sendo mobilizados pela revista Pátio Educação Infantil e que auxiliam o professorado no desenvolvimento de sua ação docente com crianças de 4 e 5 anos. O conteúdo analisado contempla relatos de práticas apresentados por professoras de crianças pequenas que ilustram possibilidades de fazer docente para essa faixa etária. A análise segue a prática de problematização a partir dos estudos do filósofo Michel Foucault, colocando sob suspeita algumas verdades educacionais ao questionar as formas como vimos procedendo na educação escolarizada. Discute-se a perspectiva teórica que fundamenta a prática dos projetos relatados na revista, buscando-se mapear como se delimita o perfil do(a) professor(a) na atualidade. São tecidas algumas problematizações sobre a Pedagogia de Projetos, entendendo-a como uma prática da arte pedagógica contemporânea, que, ao mesmo tempo em que toma a criança como centro do processo educativo, aciona saberes pedagógicos que subjetivam e produzem um certo modo de educar crianças pequenas

Downloads

Publicado

07-11-2025

Como Citar

RUIZ SILVA, Gisele; CORRÊA HENNING, Paula. Educação infantil e pedagogia de projetos:: uma arte pedagógica em exercício. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 83, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.85026. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/85026. Acesso em: 10 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua