Máquinas, redes e pessoas:
a evolução da informática no Brasil e seus impactos nos multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.85024Palavras-chave:
tecnologias midiáticas, letramento digital, impacto político, integração educacionalResumo
Este artigo investiga, a partir de um resgate histórico, a popularização das tecnologias midiáticas e sua relação com o letramento digital no Brasil, trazendo uma reflexão sobre a evolução do uso das tecnologias digitais e como elas impactaram no letramento digital das pessoas. Fazendo uso de material jornalístico e de documentos produzidos pela política educacional, ele também discute o impacto das máquinas nas dinâmicas de vida, trabalho e interação. A dependência de tecnologias estrangeiras e a falta de integração crítica na educação são pontos abordados, na medida em que o texto revela a interdependência entre os aspectos político-econômicos e o surgimento de agentes de formação nesse contexto. Podemos refletir acerca da importância do letramento digital e como educação pode contribuir nesse processo, para que os estudantes se tornem pessoas críticas.
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