Trabalho, educação e formação de professores sob a lógica do neoliberalismo:
desafios, perspectivas e contradições
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84922Palavras-chave:
neoliberalismo, formação docente, ensino superior, pesquisaResumo
A formação de professores, para coadunar com a ideologia neoliberal e seus propósitos, deve atentar-se a parâmetros econômicos preestabelecido pela lógica de acumulação e originar um professor capaz de reproduzir esses parâmetros em seus alunos, atuando de forma mecanicista, passiva e alienada. Sendo assim, diante desse cenário, o presente estudo tem por objetivo discutir a relação entre trabalho, educação e formação docente no contexto capitalista, a fim de entender os mecanismos utilizados pela classe dominante para conservar a hegemonia política no sistema capitalista. Para tanto, como base epistemológica, optamos pela adoção do materialismo histórico-dialético, partindo do entendimento que o processo de produção do conhecimento está relacionado à compreensão das transformações sociais e, também, à luta de classes, a partir de uma revisão de literatura sobre a temática. Como resultado, encontramos que uma educação que liberte e forme sujeitos autônomos e problematizadores envolve a resistência e a mobilização de recursos críticos e reflexivos, além de exigir um posicionamento proativo por parte dos envolvidos com a práxis docente, engajamento, compromisso pessoal com frente ao modelo neoliberal de formação de professores. Ou seja, viabilizando a promoção de uma formação docente consciente, não alienada, voltada ao desenvolvimento das capacidades e das personalidades dos estudantes e não como um mecanismo de dominação econômica.
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