Jovens mulheres no âmbito rural no curso de pedagogia:
um recorte sobre as experiências de vida e formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84883Palavras-chave:
juventude feminina, meio rural, curso de formação de professoresResumo
O presente trabalho trata-se de um estudo qualitativo que utiliza como estratégia de investigação a pesquisa de campo. O trabalho apresenta os primeiros dados de uma pesquisa de mestrado em Educação, ou seja, é um recorte que busca responder o seguinte questionamento: o curso de pedagogia é uma escolha ou uma condição social imposta para as jovens mulheres do âmbito rural? Para tanto, tem como objetivo mapear as experiências vividas pelas jovens rurais em seu contexto e o processo de formação no curso de pedagogia na Universidade Federal de Pelotas/RS. O mapeamento da juventude rural se delineou através da técnica de amostragem snowball, que é quando um participante indica outros. Este mapeamento foi realizado no ano de 2023, nos períodos vespertino e noturno dos cursos de pedagogia, no qual se obteve contato, ao todo, com 19 estudantes que integraram a primeira fase da pesquisa, no entanto, para este respectivo ensaio, a amostra é de 12 estudantes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas durante o primeiro movimento da pesquisa de campo, a partir de roteiro semiestruturado de questões. A faixa etária das participantes varia de 18 a 27 anos de idade, entre moradoras de municípios ou localidades próximas onde fica localizada a universidade, na região sul do estado do Rio Grande do Sul. Os resultados permitiram mapear aspectos pessoais, familiares, profissionais e o contexto rural das estudantes, com base no conceito de representação da identidade docente e, ainda, podem servir de embasamento para políticas de programas estudantis.
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