Educação de Jovens e Adultos em um mundo híbrido:

desafios da inclusão digital humanizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.79029

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, letramento digital, inclusão digital

Resumo

A pandemia de Covid tornou a relação com o mundo digital mais intensa e desafiadora. Esse debate já ocorre na educação, porém precisa ser mais explorado na educação de jovens e adultos (EJA). O presente ensaio visa refletir sobre a EJA e os desafios da inclusão digital no mundo contemporâneo, à luz das dificuldades estruturais e tecnológicas que atravessam esta modalidade da educação básica. A pesquisa se baseia em método qualitativo, com análise bibliográfica e de dados secundários, valendo-se de abordagem crítica em diálogo com teorias de Arendt (2014) sobre a condição humana e a produção sobre letramento e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na educação, com centralidade nas categorias humanização e letramento digital. As reflexões apontam que a inclusão digital para ser real deve ir além do simples acesso às tecnologias. Assumir a inclusão assente em efetivo letramento digital na EJA é, sobretudo, um projeto humanizador.

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Publicado

08-02-2024

Como Citar

BAPTISTA, Anderson José Lisboa; TELES, Jorge. Educação de Jovens e Adultos em um mundo híbrido:: desafios da inclusão digital humanizada. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 76, p. 450–457, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.79029. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/79029. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Ensaios