Educação de Jovens e Adultos em um mundo híbrido:
desafios da inclusão digital humanizada
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.79029Palavras-chave:
educação de jovens e adultos, letramento digital, inclusão digitalResumo
A pandemia de Covid tornou a relação com o mundo digital mais intensa e desafiadora. Esse debate já ocorre na educação, porém precisa ser mais explorado na educação de jovens e adultos (EJA). O presente ensaio visa refletir sobre a EJA e os desafios da inclusão digital no mundo contemporâneo, à luz das dificuldades estruturais e tecnológicas que atravessam esta modalidade da educação básica. A pesquisa se baseia em método qualitativo, com análise bibliográfica e de dados secundários, valendo-se de abordagem crítica em diálogo com teorias de Arendt (2014) sobre a condição humana e a produção sobre letramento e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na educação, com centralidade nas categorias humanização e letramento digital. As reflexões apontam que a inclusão digital para ser real deve ir além do simples acesso às tecnologias. Assumir a inclusão assente em efetivo letramento digital na EJA é, sobretudo, um projeto humanizador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.