Identidade do Profissional da Educação Especial: construção na escola indígena
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.49701Palavras-chave:
Identidade Profissional, Educação Especial, Inclusão.Resumo
Esta análise é resultado de um trabalho acadêmico vinculado ao programa de pós-graduação em educação com a linha de pesquisa da educação intercultural. Nesta perspectiva se intitulou “Identidade Profissional do Professor que atua na Sala de Recurso Multifuncional: um estudo a partir de uma escola indígena em Roraima”, com objetivo de Analisar o processo de construção da identidade profissional do professor da Sala de Recurso Multifuncional que atua no contexto da escola indígena em Roraima. A pesquisa foi realizada em parceria com um grupo de professores e chefes de divisões da Secretaria Estadual de Educação – SEED, de abordagem qualitativa, a mesma compreendeu pesquisa bibliográfica, entrevistas e análise documental. Observa-se que a identidade do profissional da Educação Especial que atua na escola indígena é constituída de elementos advindos do contexto pessoal, coletivo e da experiência educativa. Entretanto, deve-se considerar a cultura de cada docente indígena.Downloads
Publicado
10-05-2020
Como Citar
PORTELA, Selma Maria Cunha; SILVA DOS SANTOS, Roseli Bernardo. Identidade do Profissional da Educação Especial: construção na escola indígena. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 61, p. 93–116, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.49701. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/49701. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Desafios da educação na/da/para a Amazônia
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.