Contos e encantos infantis ribeirinhosamazônidos no cotidiano escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.48860

Palavras-chave:

Crianças ribeirinhasamazônidas, Narrativas, Singularidades

Resumo

Ziguezagueando entre as feituras infantis ribeirinhasamazônidas compomos esse texto. Assumimos o compromisso em narrar as singularidades de crianças que fogem de interpretações e itinerários pré-fixados, pois em nosso encontro, nos detemos em suas operações astuciosas e clandestinas pouco observadas no mundo tomado pelo capitalismo. Na esteira da filosofia da diferença, vimos produzindo diferenciações aos modos de pesquisar com as crianças e as infâncias. Para tanto, produzimos nosso trajeto investigativo por intermédio da cartografia deleuziana na busca das vivências e das narrativas infantis. Nessa investidura, às margens de um rio em meio a floresta amazônica, encontramos as narrativas de experiências singulares que subvertem a lógica de sentido de um lugar para as crianças e as infâncias na escola. 

Biografia do Autor

Edilma de Souza, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Mestra em Educação; Estudante de Doutorado em Educação.

Maritza Maciel Castrillon Maldonado, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato grosso (UNEMAT)

Professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e na Faculdade de Educação e Lingaguem.

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Publicado

10-05-2020

Como Citar

DE SOUZA, Edilma; CASTRILLON MALDONADO, Maritza Maciel. Contos e encantos infantis ribeirinhosamazônidos no cotidiano escolar. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 61, p. 128–138, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.48860. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/48860. Acesso em: 18 abr. 2025.

Edição

Seção

Desafios da educação na/da/para a Amazônia