EDUCAÇÃO INTEGRAL NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO: O CURRÍCULO COMO REDES DE SIGNIFICAÇÕES DISCURSIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.47463

Palavras-chave:

Currículo, Socioeducação, Educação Integral

Resumo

O artigo analisa as redes de significações discursivas presentes na organização curricular da Educação Integral para Jovens em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Privação de Liberdade do estado da Paraíba. Os procedimentos metodológicos centraram-se nas análises documentais e entrevistas semiestruturadas. Para as análises dos achados da pesquisa utilizamos a Teoria do Discurso de Laclau (2011, 2013) e Laclau e Mouffe (2015). Nas considerações destacamos que a política investigada vem estabelecendo padrões e compromissos para o sistema Socioeducativo, a partir do movimento de mobilidade e (re)contextualização que gerou currículos híbridos. Ressaltamos que o objetivo da política foi apresentar resultados rápidos quanto à redução da violência nos espaços sociais onde estavam inseridas as escolas.

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

HONORATO, Rafael Ferreira de Souza; ALBINO, Ângela Cristina Alves; RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva. EDUCAÇÃO INTEGRAL NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO: O CURRÍCULO COMO REDES DE SIGNIFICAÇÕES DISCURSIVAS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. 59, p. 334–350, 2019. DOI: 10.12957/teias.2019.47463. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/47463. Acesso em: 2 dez. 2024.