INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A MATRIZ CURRICULAR DAS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.44926Palavras-chave:
interculturalidade, Educação Infantil, relações étnico-raciais.Resumo
A pesquisa analisa a relação entre interculturalismo (CANDAU, 2008) e currículo escolar em uma turma de Educação Infantil, com crianças na faixa etária de 5 anos, em uma escola da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Tem por objetivo analisar atividades desenvolvidas na turma que se aproximem de práticas curriculares interculturais no que tange a educação para as relações étnico-raciais. Trata-se de pesquisa qualitativa, com metodologia de pesquisa no/do/com o cotidiano. Os resultados apontam para a necessidade de ampliação e análise das formas de implementação da lei 11.645/2008 na Educação Básica, uma vez que na escola acompanhada o tema parece ser tratado como um apêndice curricular delimitado por marcos temporais de datas comemorativas.Downloads
Publicado
20-12-2019
Como Citar
ALBUQUERQUE, Regina Lucia Fernandes. INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A MATRIZ CURRICULAR DAS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. 59, p. 72–89, 2019. DOI: 10.12957/teias.2019.44926. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/44926. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Outras epistemologias e metodologias nas investigações sobre currículo
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