NATALIDADE E EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.44386

Palavras-chave:

natalidade, experiência, pragmatismo, ciência, Hanna Arendt.

Resumo

O texto pensa a educação e alguns aspectos de sua abordagem pragmatista a partir de uma compreensão do fenômeno da natalidade. No interesse de deixarmo-nos atingir pelas propostas de H. Arendt organizamos o texto da seguinte maneira: iniciaremos dando uma resposta mínima (a) para o que a autora compreende por essência da educação, o fenômeno da natalidade; a partir destas ideias (b) faremos pequena incursão sobre a influência da filosofia pragmatista na educação que, no Brasil, tem em Anísio Teixeira seu maior expoente; por fim, teceremos (c) análise filosófica sobre o alcance desta compreensão para a educação. Com isso frisaremos a atualidade das observações da autora para nosso tempo.

Biografia do Autor

Ecio Elvis Pisetta, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Mestrado e doutorado pelo IFCS/UFRJ. Professor de Filosofia na Unirio.

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Publicado

16-09-2019

Como Citar

PISETTA, Ecio Elvis. NATALIDADE E EDUCAÇÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. 58, p. 54–80, 2019. DOI: 10.12957/teias.2019.44386. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/44386. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Hannah Arendt: pensar sem corrimãos