A CRÍTICA DE NIETZSCHE À EDUCAÇÃO HISTÓRICA

Autores

  • Robson Cordeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.44383

Palavras-chave:

Nietzsche, educação, história, vida

Resumo

O texto procura mostrar a crítica feita por Nietzsche à educação histórica no século XIX, destacando de que modo uma formação que promove uma consideração excessiva do passado é prejudicial para a vida. Para fundamentar a sua crítica, Nietzsche elabora uma precisa e articulada conexão entre diversos conceitos, que aparentemente se opõem e se excluem —, como por exemplo, memória e esquecimento, histórico e a-histórico, interior e exterior, conteúdo e forma — mas que em seu pensamento são mantidos em tensão e reunidos como o que configura o acontecer histórico (Geschichte). Esta articulação e conexão ele pensa profundamente ao analisar os três diferentes tipos de história(Historie) e as respectivas utilidades e desvantagens que cada uma proporciona para a vida. Além disso, o texto também procuramostrar a decisiva articulação entre as forças a-históricas e supra-históricas, pensadas por Nietzsche como antídotos contra a doença histórica.

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Publicado

16-09-2019

Como Citar

CORDEIRO, Robson. A CRÍTICA DE NIETZSCHE À EDUCAÇÃO HISTÓRICA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. 58, p. 32–53, 2019. DOI: 10.12957/teias.2019.44383. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/44383. Acesso em: 22 mar. 2025.

Edição

Seção

Hannah Arendt: pensar sem corrimãos