Pirâmide da Pedagogia Hacker: de sonhos coletivos a engajamentos reais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.43382

Palavras-chave:

Hacker, Educação hacker, Educação.

Resumo

O artigo parte da identificação e análise sobre a origem e o funcionamento dos espaços hacker no Brasil com o objetivo de compreender seu funcionamento e as práticas de seus participantes para buscar compreender a dimensão educativa desses espaços. Um pesquisa de campo analisou, a partir de entrevistas, visitas aos espaços físicos e nas redes, como esses espaços estão estruturados e funcionam. Como resultado, identifica-se que eles possuem uma Pedagogia própria, estruturada em engajamentos, através dos quais esses espaços físicos são criados e ampliados. Conclui-se definindo o conceito de Pirâmide da Pedagogia Hacker em Hackerspaces como um possível caminho para a promoção de uma educação que valoriza o engajamento e a colaboração.

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Publicado

25-11-2019

Como Citar

MENEZES, Karina; PRETTO, Nelson De Luca. Pirâmide da Pedagogia Hacker: de sonhos coletivos a engajamentos reais. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. Esp, p. 148–166, 2019. DOI: 10.12957/teias.2019.43382. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/43382. Acesso em: 16 fev. 2025.

Edição

Seção

Educação ativista na cibercultura: experiências plurais