TEMPO DE INCERTEZAS: ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA DE T. W. ADORNO

Autores

  • Cleidson de Jesus Rocha Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.39262

Palavras-chave:

Teoria Crítica, T. W. Adorno, Educação Emancipatória

Resumo

O presente ensaio discute a sensação de mal-estar enfrentada pela sociedade contemporâneo, resultante das frustrações de compartilhar uma mentalidade regressiva e pouco ilustrada, no sentido emancipatório.  Esse clima cultural geral é descrito por T. W. Adorno como uma regressão no tecido civilizatório e se manifesta aqui e acolá como um sintoma de que nem tudo está tão bem resolvido numa dada sociedade tecnologicamente avançada. Deste modo, o homem contemporâneo tornou-se vítima daquilo que ele mesmo provocou através de sua pretensão em dominar as coisas do mundo; regrediu em sua capacidade de ouvir e olhar a natureza como um todo repleto de mistérios nunca conhecidos plenamente. Diante deste quadro, o artigo apresenta as funções imperativas para a construção de uma autonomia democrática por meio de uma educação emancipatória, delineando o projeto educacional adorniano, que diz respeito aos esforços de investimento na formação crítica, que não premie a dor e que esclareça a respeito das possibilidades de que haja outras canalizações para a fúria represada das frustações cotidianas. Com este alerta, Adorno defende o seu principal projeto educaciconal: que Auschwitz não se repita.

Biografia do Autor

Cleidson de Jesus Rocha, Universidade Federal do Acre

Pesquisador colaborador no Programa de Pós-Doutorado em Filosofia da Universidade de São Paulo - USP (2018-2019); Doutor em Filosofia pela UGF-RJ (2005); Professor Adjunto do Centro de Educação e Letras - Campus Floresta, da Universidade Federal do Acre.

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Publicado

16-06-2019

Como Citar

ROCHA, Cleidson de Jesus. TEMPO DE INCERTEZAS: ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA DE T. W. ADORNO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. 57, p. 217–229, 2019. DOI: 10.12957/teias.2019.39262. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/39262. Acesso em: 20 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua