“O LUGAR E O TEMPO DAS CULTURAS INFANTIS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS”

Autores

  • Fabiana de Oliveira Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.30604

Palavras-chave:

culturas infantis - território - criança

Resumo

A presente reflexão teve como objetivo compreender o lugar e os tempos nos quais os estudos envolvendo as culturas infantis foram realizados nas pesquisas brasileiras por meio de uma pesquisa bibliográfica. Os resultados encontrados nos permitem afirmar que a maioria das pesquisas analisadas estudaram as culturas infantis no espaço da educação infantil, ou seja, a discussão dessa temática tem sido estudada considerando como centralidade a territorialidade e o tempo escolar/institucionalizado.

Palavras-Chave: culturas infantis – território – criança

Biografia do Autor

Fabiana de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestrado e Doutorado em Educação pela mesma instituição. Realizou estágio de doutoramento no Instituto da Criança na Universidade do Minho (UM/Portugal). Pós-Doutorado pela USP-RP. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Downloads

Publicado

30-03-2018

Como Citar

OLIVEIRA, Fabiana de. “O LUGAR E O TEMPO DAS CULTURAS INFANTIS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS”. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 52, p. 60–76, 2018. DOI: 10.12957/teias.2018.30604. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/30604. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos da infância: diálogos contemporâneos