Abordagens para a diversidade cultural no currículo de formação de professores de ciências: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.28442Palavras-chave:
Formação de Professores, Ensino de Ciências, Diversidade cultural.Resumo
Apresentamos resultados de um estudo que objetivou caracterizar a formação inicial na Licenciatura em Biologia e em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana para lidar com a diversidade cultural. Para isto, foram identificadas abordagens da História, Filosofia e Sociologia da Ciência e da Etnobiologia nas disciplinas destes cursos, categorizações e análise de conteúdo. Os resultados indicam que algumas do total das disciplinas de ambos os cursos possuem as referidas abordagens, sendo 2,98% para Biologia e 2,7% para Pedagogia. Entende-se que estas abordagens não são suficientes e sugerimos uma revisão dos currículos de modo a pontuar aproximações entre os aspectos teóricos trabalhados nos cursos e as vivências das escolas da região com relação à diversidade cultural.Downloads
Publicado
10-05-2020
Como Citar
AMORIM, Camilla Ferreira; BAPTISTA, Geilsa Costa Santos; CARVALHO, Graça Simões de. Abordagens para a diversidade cultural no currículo de formação de professores de ciências: um estudo de caso. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 61, p. 258–273, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.28442. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/28442. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
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Artigos de Demanda Contínua
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