DOCUMENTOS CURRICULARES E AS FLEXIBILIZAÇÕES: ESCRITA HISTÓRICO-SOCIAL DO CURRÍCULO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Fabiany de Cássia Tavares Silva Universidade Federal do Maro Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25498

Palavras-chave:

Educação Básica, Educação Especial, Currículo, Estudos Comparados

Resumo

Apresentamos aqui, resultados de pesquisa, desenvolvida no pós-doutoramento, que objetivou a escrita histórico-social do currículo em Educação Especial, como integrante de sistemas educacionais, ao tornar-se uma modalidade de educação, que deve compartilhar os mesmos pressupostos teóricos e metodológicos presentes nas diferentes disciplinas dos demais níveis e modalidades de ensino. Para efeito dos estudos e análises, operamos com quatro documentos curriculares, produzidos entre 2006 a 2012, que colocam em foco a discussão sobre o processo de escolarização dos sujeitos com deficiência na chamada escola inclusiva. Operamos com o exercício de comparação, para as análises das fontes eleitas, tendo como condição primeira, o reconhecimento de que a comparação em educação é uma história de sentidos e não um arranjo sistematizado de fatos.

 

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25498

Biografia do Autor

Fabiany de Cássia Tavares Silva, Universidade Federal do Maro Grosso do Sul

Doutora em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação (UFMS). Pós-doutorado em Educação pela UNIFESP. Bolsista Produtividade CNPq. E-mail: fabiany@uol.com.br

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Publicado

10-09-2016

Como Citar

TAVARES SILVA, Fabiany de Cássia. DOCUMENTOS CURRICULARES E AS FLEXIBILIZAÇÕES: ESCRITA HISTÓRICO-SOCIAL DO CURRÍCULO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, n. 46, p. 56–71, 2016. DOI: 10.12957/teias.2016.25498. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/25498. Acesso em: 2 maio. 2025.

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