PACTO PELA APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIA BIOPOLÍTICA DE GOVERNO DA APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Políticas Públicas. Biopolítica. Aprendizagem.Resumo
O baixo rendimento dos estudantes em conjunto com outros insucessos escolares, tais como a evasão e a retenção, norteiam o rumo das políticas públicas educacionais no Brasil. Tais políticas objetivam o governamento da população e fazem da escola pública um lócus privilegiado na sociedade de aprendizagem. Nesse viés, avaliações/índices são estratégias produtivas na grade da governamentalidade, tanto para o controle quanto para a condução das condutas. Com base nas ferramentas teórico-metodológicas de Foucault, foi analisado um programa da rede de ensino de Novo Hamburgo/RS que opera uma estratégia biopolítica, a qual visa ao governo da população, buscando a aprendizagem para todos no intuito de minimizar o insucesso escolar.Downloads
Publicado
09-12-2015
Como Citar
SIKILERO, Cláudia Tapia; THOMA, Adriana da Silva. PACTO PELA APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIA BIOPOLÍTICA DE GOVERNO DA APRENDIZAGEM. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 43, p. 6–18, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24564. Acesso em: 10 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.