FORMAÇÃO ECOSÓFICA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA: EXPERIMENTAÇÃO CARTOGRÁFICA.
Palavras-chave:
Formação. Cartografia. Experiência. EcosofiaResumo
Este texto ensaia formas de pensar a formação de uma professora de matemática a partir do método cartográfico. Traz um conto kafkiano e três experiências estéticas para criar uma formação que atenta para as experiências vividas. Tal prática permitiu propor o conceito de Formação Ecosófica, um procedimento não normativo que dá atenção aos processos de subjetivação. A escolha teórica é pelas filosofias da diferença articulando autores vindos dos campos da filosofia e da educação, Deleuze, Guattari, Foucault, Larrosa, com autores do campo da arte e da literatura, tais como, Lygia Clark, Clarice Lispector, Kafka.Downloads
Publicado
21-05-2015
Como Citar
ALBERNAZ, Roselaine Machado; FARINA, Cynthia. FORMAÇÃO ECOSÓFICA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA: EXPERIMENTAÇÃO CARTOGRÁFICA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 42, p. 208–221, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24542. Acesso em: 26 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.