A CONSTITUIÇÃO DE UMA ESCOLA COMO REFERÊNCIA: O ENCONTRO COM A HISTÓRIA ATRAVÉS DAS NARRATIVAS QUE POTENCIALIZAM A MEMÓRIA COLETIVA DA ESEDRAT

Autores

  • Fernanda Marques da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Heloisa Raimunda Herneck Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O trabalho tem por objetivo evidenciar as histórias e as práticas cotidianas responsáveis por tornar a Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT) uma referência na cidade de Viçosa/MG e no estado de Minas Gerais, por meio do projeto “Escolas-Referência: A Reconstrução da Excelência na Escola Pública”. A pesquisa analisa os documentos oficiais da ESEDRAT e as narrativas de nove sujeitos participantes/praticantes dessa história. Utiliza-se dos estudos nos/dos/com os cotidianos, por estes permitirem adentrar a realidade trabalhada. Historicamente, a ESEDRAT, desde a sua criação, vem se constituindo como referência educacional na cidade por meio dos saberesfazeres cotidianos que trouxeram o reconhecido desta pelo estado de Minas Gerais e da cidade de Viçosa.

Downloads

Publicado

12-02-2015

Como Citar

MARQUES DA SILVA, Fernanda; HERNECK, Heloisa Raimunda. A CONSTITUIÇÃO DE UMA ESCOLA COMO REFERÊNCIA: O ENCONTRO COM A HISTÓRIA ATRAVÉS DAS NARRATIVAS QUE POTENCIALIZAM A MEMÓRIA COLETIVA DA ESEDRAT. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 42, p. 177–195, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24540. Acesso em: 9 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua