UM SUJEITO LEITOR PARA A LITERATURA NA ESCOLA. ENTREVISTA COM ANNIE ROUXEL
Palavras-chave:
Educação, Infância, LiteraturaResumo
Annie Rouxel é professora emérita em Língua e Literatura Francesas na Universidade Bordeaux 4. Suas pesquisas se voltam para a recepção e o ensino da leitura literária. É autora, entre outros, dos livros Enseigner la lecture littéraire (PUR, 1996), e Du corpus scolaire à la bibliothèque intérieure (PUR, 2009). Junto com outros professores vinculados à didática da literatura tem aprofundado investigações sobre a noção de “sujeito leitor”, vertente teórica que, a partir de 2004, tem rapidamente se difundido na França e fecundado as propostas e orientações oficiais sobre o ensino de leitura literária. Sua trajetória de professora começa no ensino básico, passa a responsável por formação de professores em nível regional (organização de cursos, preparação para concursos internos, grupos de pesquisa e formação), pela docência acadêmica na Universidade de Rennes 2 e em seguida na IUFM – Institut de Formation de Maîtres, de Aquitaine. Os IUFM foram importantes no desenvolvimento da formação profissional de professores e pesquisadores em didática, atualmente substituídos pelas ESPE: École Supérieur du professorat et de la Formation. Esta entrevista foi realizada ao longo do mês de abril de 2015 por e-mail.Downloads
Publicado
13-05-2015
Como Citar
DE REZENDE, Neide Luzia; DE OLIVEIRA, Gabriela Rodella. UM SUJEITO LEITOR PARA A LITERATURA NA ESCOLA. ENTREVISTA COM ANNIE ROUXEL. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 41, p. 280–294, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24526. Acesso em: 23 jan. 2025.
Edição
Seção
Entrevista
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.