FORMAÇÃO, ARTE, INVENÇÃO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Resumo
Partindo do pressuposto de que os procedimentos artísticos são focos de interesses em distintas áreas epistemológicas, esse texto contorna as contribuições teóricas da perspectiva pós-moderna na pesquisa em educação, tendo como fio condutor a dimensão estética da formação – vista como experiência e produção de subjetividades. Percorrendo as colocações em torno de um fazer-arte distintas das questões que rondam o ensino de arte, estaremos adiante situando tais práticas culturais dentro de um contexto histórico da produção de pensamentos que permite observar os modos de existência como uma possibilidade artística. Nos esforços para analisar as condições de produção na contemporaneidade, a perspectiva pós-moderna traz compreensões críticas em torno das formas sensíveis de ser e estar no mundo.Downloads
Publicado
01-04-2015
Como Citar
BRAGA, Jonathan Taveira; MARTINS DE CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues. FORMAÇÃO, ARTE, INVENÇÃO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 41, p. 263–279, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24525. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.