ANÁLISE DO SENTIDO/SIGNIFICADO ATRIBUÍDO À EDUCAÇÃO FÍSICA NO DOCUMENTO “POR UMA POLÍTICA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE DA BASE NACIONAL COMUM A PARTIR DO DIREITO À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO” DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Educação, Educação Física, Currículo, Educação BásicaResumo
O objetivo deste trabalho é refletir à luz da Teoria Crítica de Currículo e da dialética-hermenêutica, sobre o sentido/significado atribuído à Educação Física Escolar no documento “Por uma política curricular para a educação básica - contribuição ao debate da base nacional comum a partir do direito à aprendizagem e ao desenvolvimento” do Ministério da Educação. A análise revela que, apesar de ser apresentada uma nova “roupagem curricular”, o discurso oficial continua a ser construído, tal como aconteceu no final do século passado, sob os preceitos da “ambiguidade epistemológica”, do “ecletismo”, da “pluralidade científica e social” e do pensamento binário/dicotomizado, agora associados à formação de uma “racionalidade substantiva” fortemente subjetivada pela racionalidade técnica e o idealismo filosófico.Downloads
Publicado
01-04-2015
Como Citar
MUÑOZ PALAFOX, Gabriel Humberto. ANÁLISE DO SENTIDO/SIGNIFICADO ATRIBUÍDO À EDUCAÇÃO FÍSICA NO DOCUMENTO “POR UMA POLÍTICA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE DA BASE NACIONAL COMUM A PARTIR DO DIREITO À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO” DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 41, p. 223–249, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24523. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.