A EXPERIÊNCIA DOCENTE DE MONITORES SOBRE O OFICIO DE PROFESSORES NA PRISÃO
Resumo
O presente artigo é resultado de pesquisa de mestrado realizada com o objetivo de identificar e compreender como os monitores que atuam como professores na prisão significam a experiência docente, frente às particularidades do contexto e da condição de homens aprisionados em que se encontram. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como recursos metodológicos a observação do espaço escolar registrada em diários de campo, as conversas informais e as entrevistas com seis monitores de uma unidade prisional do interior do estado de São Paulo. O estudo evidencia que o oficio da docência entre as grades proporciona melhoria da autoestima e sentido à vida no presente, contribui com o cumprimento e redução da pena e para a reinserção ao convívio social quando adquirir liberdade. Palavras-chave: Docência na prisão. Monitores – Professores. Educação de Jovens e Adultos na prisão.Downloads
Publicado
24-03-2015
Como Citar
CARDOSO, Camila Menotti; ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. A EXPERIÊNCIA DOCENTE DE MONITORES SOBRE O OFICIO DE PROFESSORES NA PRISÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 41, p. 205–222, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24522. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
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Artigos de Demanda Contínua
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