COMO ESTRELAS NA TERRA: PERCEPÇÕES INFANS SOB A “NOVA” ERA
Palavras-chave:
infância, cinema, escola, inclusão, sociedadeResumo
A partir do filme Como estrelas na Terra - toda criança é especial, tematiza-se o conflito: experiências da infância versus o logos exigido pela escola, na modernidade. Questionam-se valores e o tempo na sociedade capitalista, assim como o olhar dos especialistas, na educação, se estariam atentos à dimensão infans dos escolares e de si mesmos. Chamam atenção as percepções do protagonista, bastantes representativas de como uma criança enxerga, experiência e imagina o mundo em tempo, espaço e modos distintos do adulto. Salientam-se os recursos utilizados pelo cineasta para trazer o expectador à óptica em questão. A discussão é fundamentada, majoritariamente, no conceito de experiência, de Walter Benjamin, e autores afins que tematizam a infância e sua (in)visibilidade.Downloads
Publicado
09-06-2015
Como Citar
FREITAS, Ana Beatriz Machado. COMO ESTRELAS NA TERRA: PERCEPÇÕES INFANS SOB A “NOVA” ERA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 41, p. 192–204, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24521. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.