A LITERATURA INFANTO-INFANTIL NO LETRAMENTO DA CRIANÇA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE ENTRE TRAMAS E DISCURSOS DE PERSONAGENS
Palavras-chave:
Literatura Infanto-juvenil. Formação de Leitores. Letramento.Resumo
Considere uma situação expressa pelas ideias: “no País das maravilhas com Alice; brincando de monarca com um pequeno príncipe; escutando as histórias de Emília”. A partir delas propõe-se esta reflexão que se desenvolve sob o enredo de um príncipe, uma boneca de pano e uma menina sonhadora. Assim, “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry; “Memórias da Emília”, de Monteiro Lobato; e “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll convidam à leitura que se propõe neste estudo, o qual analisa a importância da literatura infanto-juvenil na formação letrada do jovem leitor. Os personagens das histórias revelam traços de letramento, pela construção de pontes de sentidos entre o mundo simbólico da obra literária e o mundo real do leitor, que tem a linguagem como fonte de seus enredos.Downloads
Publicado
11-05-2015
Como Citar
LIMA, Francisco Renato; FREIRE DE CARVALHO, Maria Angélica. A LITERATURA INFANTO-INFANTIL NO LETRAMENTO DA CRIANÇA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE ENTRE TRAMAS E DISCURSOS DE PERSONAGENS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 41, p. 160–176, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24519. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.