APROPRIAÇÃO DA CULTURA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCANDO DE DETETIVE
Palavras-chave:
Cultura escrita. Brincadeira de papeis sociais. Educação InfantilResumo
O objetivo do artigo é a análise da apropriação da cultura escrita por meio da brincadeira em uma turma de crianças de 5 anos de idade, de uma escola de educação infantil situada em Minas Gerais. Subsidiam a análise os fundamentos teórico-metodológicos na perspectiva histórico-cultural, especificamente a Escola de Vygotsky. Considera-se fundamentalmente a natureza social do desenvolvimento psíquico e seu caráter interfuncional e o papel fundamental dos signos como artefatos semióticos propulsores do desenvolvimento da criança, isto é, a linguagem. A análise mostrou que as crianças pequenas apropriam-se da cultura escrita desde que lhes seja apresentada em atividades significativas para as quais elas se motivem para assimilar e objetivar a escrita em seus usos e funções.Downloads
Publicado
23-04-2015
Como Citar
FERREIRA DA COSTA, Selma Aparecida; EESTEVES BORTOLANZA, Ana Maria. APROPRIAÇÃO DA CULTURA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCANDO DE DETETIVE. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 41, p. 142–159, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24518. Acesso em: 2 maio. 2025.
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Artigos de Demanda Contínua
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