LEITURAS NA (CON)FORMAÇÃO DA INFÂNCIA: UM ESTUDO DE LEITURA MANUSCRITA (1901-1955)
Palavras-chave:
livro de leitura, formação, infância, literatura infantilResumo
Neste estudo, objetivou-se inventariar os textos do livro Leitura Manuscripta - lições colligidas, caracterizando autores, natureza e função, de modo a depreender o projeto de formação nele circunscrito, uma vez que se trata de um modelo singular de livro de leitura: o de leitura de diferentes caligrafias. Desse modo, pode-se afirmar que o livro supre uma necessidade social de seu tempo, oferecendo-se como material de leitura mais sofisticado e de acordo com os preceitos e urgências escolares. Para isso, os autores trasladados são modernos e renomados, tornando o livro de leitura um material de qualidade; os textos são de natureza informativa e ficcional, levando diversidade ao ensino da leitura e exercem função pedagógica e recreativa na formação e conformação da infância brasileira.Downloads
Publicado
17-06-2015
Como Citar
BERTOLETTI, Estela Natalina Mantovani. LEITURAS NA (CON)FORMAÇÃO DA INFÂNCIA: UM ESTUDO DE LEITURA MANUSCRITA (1901-1955). Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 41, p. 44–53, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24512. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.