MICRO-EMPRÉSTIMO GLOBAL NA REFORMA EDUCACIONAL: ENSEÑÁ POR ARGENTINA E A NEOLIBERALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS DE BASE
Resumo
Este artigo analisa o funcionamento e os pressupostos subjacentes do Enseñá por Argentina, um programa específico que faz parte da Teach for All, uma rede mais abrangente e em expansão, na busca de caminhos através dos quais um esforço global para a redefinição do ensino e da formação de professores encontra características locais e histórias, produzindo, assim, algo diferente. Meu enfoque sobre o programa argentino possui dois propósitos inter-relacionados. Primeiro, ele nos ajuda a compreender melhor a produção de um determinado tipo de sujeito neoliberal, o empreendedor social que funciona como o motor para a mudança. Em segundo lugar, o estudo envolve questões sobre a possibilidade de transferência de modelos em contextos socialmente, politicamente e pedagogicamente diversos, através do que chamo política de micro-empréstimo, da formação de professores e de instrumentos específicos para organizações que canalizam os discursos sobre mudanças que vêm das bases.Downloads
Publicado
11-12-2014
Como Citar
FRIEDRICH, Daniel S. MICRO-EMPRÉSTIMO GLOBAL NA REFORMA EDUCACIONAL: ENSEÑÁ POR ARGENTINA E A NEOLIBERALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS DE BASE. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 39, p. 214–240 (Português) / 241, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24490. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Elos
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.