A PERMANÊNCIA DA DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO NO CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO
Resumo
O objetivo desse artigo é problematizar a permanência da disciplina Ensino Religioso no currículo das escolas públicas brasileiras, dado o caráter laico do ensino e o caráter marcadamente religioso que legitima a oferta dessa disciplina, considerando, em especial, sua trajetória entre os anos 1980 e início dos anos 2000, período rico em debates e implantação de políticas públicas para a área. O estudo se insere no campo da história das disciplinas escolares e adota a perspectiva sócio-histórica de currículo. Os resultados indicam que a disciplina Ensino Religioso segue trajetória semelhante à de outras disciplinas escolares, mas guarda uma particularidade quanto aos padrões de configuração, o fato de ter grupos externos ao campo educacional como sua comunidade disciplinar forte.Downloads
Publicado
30-11-2014
Como Citar
GONÇALVES, Ana Maria; MUNIZ, Tamires Alves. A PERMANÊNCIA DA DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO NO CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 39, p. 117–132, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24485. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
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Em Pauta
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