MARIA MONTESSORI: O CAMINHO DOS SENTIDOS
Resumo
Esse texto procura dialogar com a história de Maria Montessori, uma mulher de personalidade marcante e decidida, que fundiu inteiramente sua vida com sua obra. Isso para focar no método criado por ela que impactou diretamente na cultura do século XX. A disseminação de seu método pela Itália, a criação das casas das crianças e sua história de amor e ódio com o fascismo, que terminou com a proibição de seu método e sua saída do país, são alguns pontos que são tratados nesse texto. O principal diferencial de Maria Montessori para a educação mundial foi o fato de defender que as crianças trazem dentro de si o potencial criador que permite a elas mesmas conduzir o seu processo de aprendizado e encontrar seu lugar no mundo. Palavras chaves: Educação; autonomia; ambiente.Downloads
Publicado
16-10-2014
Como Citar
VILELA, Silvio Henrique. MARIA MONTESSORI: O CAMINHO DOS SENTIDOS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 38, p. 32–46, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24465. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.