PAULO FREIRE: A PEDAGOGIA REFERENCIADA NA VIDA.
Resumo
Destaca a influência de um dos maiores intelectuais do século XX para a Educação, o pensador e educador Paulo Freire. Autor do célebre livro Pedagogia do Oprimido e dono de uma biografia com atuação e reconhecimento internacionais, desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Defendeu como objetivo da escola ensinar o aluno a “ler o mundo” para transformá-lo. Célebre, principalmente, pelo método de alfabetização de adultos que leva o seu nome. Realizada a análise de sua trajetória intelectual relacionada ao método de alfabetização por ele proposto, verifica-se que seu exercício epistemológico é subvertido pelo emprego de uma metodologia que participa, exatamente, da lógica dominante que buscou contestar. Ao finalizar o artigo, fica a recomendação para que escapemos da armadilha de acreditar na ingênua neutralidade dos métodos e técnicas. No universo da alfabetização, conteúdo e forma são absolutamente indissociáveis. Palavra- chave: educação – alfabetização - metodologiasDownloads
Publicado
09-10-2014
Como Citar
SPALA, Fátima Terezinha. PAULO FREIRE: A PEDAGOGIA REFERENCIADA NA VIDA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 38, p. 6–17, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24463. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.