AÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM ESCOLAS RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA
Resumo
RESUMO O artigo analisa a ação pedagógica de professores que atuam em uma escola ribeirinha do município de Igarapé-Miri, no Pará; identificando ações e saberes docentes e suas interfaces com a teoria de Paulo Freire e com a região ribeirinha da Amazônia paraense. O texto foi elaborado a partir de uma dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA em 2012, acrescido de reflexões acumuladas pelos autores na pesquisa “A Presença de Paulo Freire na Educação Brasileira: análise de sistemas públicos de ensino, a partir da década de 90”, coordenada pela Cátedra Paulo Freire da PUC de São Paulo. Os procedimentos metodológicos fundamentaram-se na revisão de literatura, no levantamento documental e, em entrevistas com professores do ensino fundamental que atuam nesta escola. Palavras-chave: ação pedagógica; comunidades ribeirinhas; educação freireanaDownloads
Publicado
04-12-2013
Como Citar
GERONE JUNIOR, Acyr de; HAGE, Salomão Antonio Mufarrej. AÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM ESCOLAS RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 33, p. 17, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24362. Acesso em: 3 maio. 2025.
Edição
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Em Pauta
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