CURRÍCULO E ARTE: CONFLUÊNCIAS NIETZSCHE-DELEUZE.
Resumo
Resumo: Com base na perspectiva estética de Nietzsche e Deleuze, o texto visa relacionar as variáveis currículo e arte interligando a noção de máquina-de-guerra-currículo ao elemento artístico primordial da arte grega, o apolíneo e o dionisíaco. Problematiza o quadro reativo de uma educação (escolar) assentada em modelos educacionais imitativos e sem vida, e com maior força, aposta na ideia da arte como presença trágica na educação. A construção de práticas pedagógicas e curriculares inovadoras que visam relacionar os conceitos da arte e da filosofia da diferença com as teorizações pós-críticas do currículo constitui alguns dos desafios levantados face à ideia de um devir-criança de um currículo inventivo, arteiro, feiticeiro, movido pela alegria da criação do novo em educação. Palavras-chave: Currículo. Arte. Educação.Downloads
Publicado
16-04-2013
Como Citar
COSTA, Gilcilene Dias da. CURRÍCULO E ARTE: CONFLUÊNCIAS NIETZSCHE-DELEUZE. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, p. 15 pgs., 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24333. Acesso em: 3 nov. 2024.
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